EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

"VIVER SEM REFRIGERANTE"

por Alexandre França


Com informações de Gazeta Online

Todo mundo já ouviu falar que refrigerante faz mal. Mas será que sabemos o quanto? Segundo especialistas, a bebida não pode fazer parte do nosso cotidiano - e há quem defenda que não deveria nem fazer parte da nossa vida. São várias as razões. Segue uma lista de nada menos do que 10 razões para você repensar este hábito. Aqui nem foram citados termos polêmicos como “causa câncer” ou “dá celulite”.

Ninguém nega que é gostoso, mas a verdade é que o consumo de refrigerante não traz nenhuma vantagem para o organismo.

Nessa semana em que as crianças estão em evidência, que tal repensar esse hábito desnecessário? O exemplo é a melhor maneira de educar, além de desejar o bem estar de quem amamos é um dos prazeres da vida. Pensa nisso !

Por que evitar

1 - Obesidade

Já está comprovado que o consumo em excesso de bebidas adoçadas leva à obesidade que, por sua vez, aumenta os riscos de outras doenças, como diabetes, câncer e problemas cardíacos. Uma cascata de doenças crônicas.


2 - Roubo de cálcio

Um dos componentes dos refrigerantes tipo cola, o ácido fosfórico ou fósforo, retira cálcio dos nossos ossos, que ficam mais fracos. Ou seja, maior o risco de osteoporose, principalmente em mulheres.


3 - Caloria vazia

Os refrigerantes não trazem nem um único benefício para o organismo, não fazem nenhum bem. São apenas calorias a mais.


4 - Menos nutrientes

Além de não trazer nenhum, o organismo gasta nutrientes para conseguir eliminar a química do refrigerante do corpo - o que é ainda pior nas versões diet.


5 - Prejudica o metabolismo

A bebida também altera o metabolismo do corpo, aumentando a gordura corporal e dificultando a absorção de fósforo, ferro e cálcio contidos nos alimentos que ingerimos. Ou seja, não devem acompanhar as refeições pois dificultam a digestão.


6 - Vicia

Já está comprovado que os refrigerantes estimulam a produção de um neurotransmissor chamado dopamina, que dá a sensação de prazer e causa o vício. O resultado é que você vai querer cada vez maiores quantidades.


7 - Altera o humor

O excesso de cafeína pode causar alterações de humor - você fica excitado quando a consome e irritado e sonolento quando está sem ela. Quase todos os refrigerantes possuem cafeína, mas o problema é pior nos tipo cola.


8 - Aumenta a pressão arterial

Todos os refrigerantes, diet ou não, possuem grande concentração de sódio, que pode aumentar a pressão.


9 - Provoca cárie

O excesso de açúcar colabora para o aparecimento de cáries.

10 - Desgasta e amarela os dentes

Os refrigerantes possuem muita acidez, o que corrói o esmalte (a parte branca dos dentes) e provoca uma espécie de erosão próximo à gengiva. Isso deixa o dente amarelado, mais sensível e mais propenso a ter problemas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário