EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Livro/cd infantil "Zoic e o Futuro do Planeta"

por Fernanda Oliveira

Zoic e o Futuro do Planeta é um livro infantil muito criativo, que tem ainda objetivos educacionais. É antes de tudo uma boa história que busca cativar a criança, fazendo-a se identificar com os personagens como sendo “de sua própria família”- real ou imaginária. Estimula a fantasia, o sentimento de aventura, e valoriza atos positivos que geram satisfação, alegria e bem estar em uma narrativa sempre acompanhada pelas ricas ilustrações presentes em todas as páginas. Traz ainda um anexo com tópicos para possível uso didático do material, seja pelos pais ou por professores.


Conta a história de Jonas, um garoto muito descuidado com o meio-ambiente que, ao fuçar nas gavetas de seu avô, sr. Ventura, descobre um tesouro: uma medalha de ouro! Seu Ventura diz então a Jonas o motivo pelo qual ganhou a medalha: ele participara de uma viagem espacial muito especial, num foguete que daria a volta na órbita da Terra, mas que graças a um passageiro muito atrapalhado acabou entrando em um buraco negro! O foguete então caiu em um planeta estranho, todo destruído, onde morava um alienígena muito simpático chamado Zoic. “O que aconteceu no seu planeta? Foi uma bomba?” Perguntou seu Ventura, ao que Zoic respondeu em um português esquisito: “não, o que aconteceu mais triste que uma bomba foi; os próprios habitantes culpados foram.” Zoic então conta sua história e ajuda os terráqueos a voltar para casa, trazendo uma mensagem muito importante.


Criado por Giordano Pagotti e Fernanda de Oliveira, Zoic e o Futuro do Planeta contou com o apoio constante da Dra. Sueli A. De Godoy Pagotti e o Dr. Antônio Wilson Pagotti, ambos doutores em psicologia da educação.


Zoic e o Futuro do Planeta não se prende à literatura: é complementado por um CD que contém a narração da história e uma trilha sonora própria, composta para orquestra e gravada por um grupo de treze instrumentistas. A música acompanha a narrativa, envolvendo as emoções em cada sequência e contribuindo para a criação de um mundo fantástico na imaginação dos leitores. Estimula também a percepção musical da criança, instigando-a a observar as sonoridades e descobrir novos timbres e combinações sonoras. Além disso, o CD possui a música sem a narração, o que amplia as possibilidades de exploração sonora e permite que os pais contem a história eles mesmos para as crianças.

A narração da história: envolvente, ela promove a cumplicidade com os personagens, atendendo também as crianças que ainda não passaram pelo processo de alfabetização e podendo contribuir na formação de indivíduos com deficiência visual.


Na história de Zoic e o Futuro do Planeta há vários aspectos que tocam a sociedade atual, sendo o cerne principal a sustentabilidade – o respeito e a valorização do meio ambiente, a preservação do planeta e o incentivo a que cada um faça o melhor para cuidar da natureza. Trata ainda da qualidade do relacionamento humano, ressaltando a honra, que não pode ser vendida; o mérito, que deve ser valorizado; a solidariedade, que promove o bem estar do próximo; o companheirismo, que faz com que as atividades compartilhadas promovam a realização social; e, enfim, a valorização da gratidão, pelo sensibilizar-se através da relação de ajuda.

Nesse sentido o livro/CD Zoic e o Futuro do Planeta é uma boa alternativa para pais e professores, tanto no lazer familiar como na estratégia educacional.

Autores: Fernanda de Oliveira e Giordano Pagotti
Trilha Sonora: Giordano Pagotti
Ilustrações: Grupo Mochila
Narração: Matheus Chaves, Fernanda de Oliveira, Antônio W. Pagotti, Sueli A. de Godoy Pagotti, Giordano Pagotti.



Assistam `a amostra de 2 minutos do material, com as imagens, a narração e a trilha sonora. A duração completa da história no CD que acompanha o livro é de aproximadamente 18 minutos:

http://vimeo.com/76186609

Website do livro: http://zoic.com.br

Fanpage no facebook: www.facebook.com/zoiclivro


Nenhum comentário:

Postar um comentário