EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

"DICAS PRA FACILITAR O DIA A DIA"

por Alexandre França


               Colocar as coisas em ordem , seja em casa, seja nos objetos do dia a dia, são necessidades que talvez por falta de tempo vão ficando sem solução. Com a chegada do fim do ano vai dando uma vontade de deixar tudo no lugar.....  arejar os pensamentos, reorganizar o lar, o escritório, reenergizar a vida pras festas e para o inicio do novo ano.  A CONSERVE CLEAN, parceira do BLOG GIRAGIRAFFA  sugere 28 dicas pra nos auxiliar nessa empreitada.

1- Tênis Novo: Para deixar seus tênis bem branquinhos, mergulhe-os em um balde com sabão em pó, água e uma colherinha de amoníaco, e deixe por alguns minutos.

2- Odor de Cigarro: Para tirar o cheiro de cigarro de um ambiente, molhe uma esponja macia em vinagre branco, coloque em um pratinho em algum canto do lugar.

3- Prego na Parede: Antes de bater um prego na parede, coloque-o em água fervente, isso evita que o reboco e a tinta quebrem.

Dicas Especiais

1- Um bastidorzinho de madeira é um objeto ótimo para usar como removedor de manchas com água fervendo. Ele estica e firma a fazenda enquanto você despeja a água através da mancha.

2- As manchas nos tapetes devem ser removidas o mais depressa possível. Cubra com papel absorvente e pise em cima. Ponha uma toalha felpuda por cima e deixe um livro pesado de um dia para outro. Para tinta e outros produtos use o tira manchas indicado.

3- Os objetos de couro quando guardados em lugares úmidos, ficam manchados de mofo. Se isso aconteceu, limpe esfregando a parte manchada com vaselina, deixando uma camada de um dia para outro. No dia seguintes limpe esfregando um pano macio.

4- As manchas nos guardanapos, saem deixando de molho em uma solução de hipoclorito de sódio(água de lavadeira, cândida).

5- O óleo e manteiga deixam freqüentemente manchas em toalhas de linho ou algodão. Umedeça e aplique uma pasta de sapólio com água e gotas de hipoclorito de sódio. A mancha desaparece depois que lavar normalmente.

6- Para tirar goma de mascar ou chiclete, coloque a peça manchada no congelador, e a borracha congelada sai com facilidade passando-se a unha.

7- Quando tiver uma roupa manchada de barro, deixe secar, raspe fora toda a parte endurecida. A pequena mancha que restar, lave em água fria e sabão. Se persistir, use álcool.

8- Para limpar as roupas manchadas de bolor, ferva água misturada com fubá, durante quinze minutos.

9- As roupas manchadas com café com leito ou chocolate com leite saem facilmente quando lavadas imediatamente. Se a mancha ficar seca, mistura água quente e gema e esfregue bastante o local. Lave depois. Se ficar mancha, experimente passar álcool.

10- Se as crianças mancharem as roupas com coca-cola, procure limpá-las o mais depressa possível, procedendo assim: esfregue manteiga sobre as manchas e lave em bastante água quente com sabão em pó.

11- As manchas deixadas pela tinta de canetas esferográficas variam. Algumas são impossíveis de remover. Quando você se ver diante de mancha semelhante, tente o removedor de esmalte (dá resultado sobre o estofamento de plástico) ou álcool.

12- As manchas de ferrugem saem quando molhadas de limão, cobertas de sal e deixadas ao sol bem quente.

13- Quando não houver sol, para tirar manchas de roupas brancas, passe limão sobre a mancha e segure a fazenda sobre o bico de uma chaleira fervendo. Repita até desaparecer a mancha.

14- Para limpar as manchas de frutas, use água fervendo despejada do avesso para o direito, conservando a peça sobre um tigela. Se não sair, experimente água oxigenada. Em roupas não laváveis, experimente álcool.

15- As manchas de vinho, podem ser tratadas com as de frutas, com a diferença que a mancha deve ser coberta de sal antes de coar fervendo por cima.

16- As manchas de gordura ficam mais dóceis, com um tratamento quente. Coloque farinha de trigo sobre a mancha e um mata -borrão limpo sobre a farinha. Passe um ferro bem quente sobre o mata-borrão, até que haja absorção da gordura pela farinha quente e pelo mata-borrão. Escove a farinha fora. Se ainda restar mancha, repita a operação.

17- A graxa em geral, sai com detergente esfregando fortemente e depois passando em água quente. As manchas de graxa saem mesmo depois de serem lavadas. Esfregue com solvente de graxa como varsol. O sistema usado pelos tintureiros é o seguinte: passe a ferro a mancha até ficar bem quente. Passe uma misture de varsol com talco sobre a mancha e deixe secar. No dia seguinte escove fortemente até sair o talco e a mancha.

18- Evite passar a ferro roupas manchadas de massa de tomate, porque o calor fixa a mancha que ficará muito difícil de sair. Em roupas laváveis, passe água fria e deixe alguns minutos, esfregue o pano molhado em detergente sobre a parte manchada. Depois lave.

19- Para eliminar as manchas de tinta, deixe de molho no leite quente, renovando a cada duas horas, depois lave.

20- As manchas de tinta a óleo , mesmo que já tenha secado e endurecido, saem com uma solução em parte iguais de terebentina e amoníaco.

21- A tinta da caneta tinteiro ou esferográfica devem ser removidas logo, com removedor de esmalte de unhas. Se lavar, fixará mais a mancha.

22- As manchas de transpiração devem ser lavadas em água morna e detergente. As manchas recentes saem com aplicação de amoníaco em solução (1 colher por litro de água) e depois enxaguadas em água pura. As manchas mais antigas precisam ser tratadas com vinagre branco e depois passadas em água pura. Para as manchas amarelas e muito antigas, experimente uma solução de ácido oxálico.

23- As moscas deixam manchas nas cortinas e toalhas. Remova usando uma solução de álcool e água destilada.

24- Para tirar manchas de batom, use a seguinte técnica: coloque um pano branco limpo sobre a mancha e vire do avesso. Passe uma pasta de sabão em pó e água do lado avesso, forçando sobre o pano branco e mudando de lugar. Lave com um pano molhado, limpo e depois um pano bem seco.

25- As manchas de batom podem ser muito indiscretas. Não se atrapalhe quando ficar com o rosto todo manchado de batom, passe um pouco de miolo de pão e esfregue, mudando os pedacinhos de pão, à medida que foram ficando vermelhos.

CONSERVE CLEAN
Av. Belo Horizonte, 50 | Bairro: Martins | Cep 38400-454
34 3255.1200 | 34 3087.1412 | Uberlândia/MG
comercial@conserveclean.com.br
https://www.facebook.com/conserveclean

Nenhum comentário:

Postar um comentário